Cusco, a porta do Império Inca

A cidade de Cusco foi fundada no ano 1100, com o formato de um puma. Em uma região bastante montanhosa, a cidade se encontra a 3400 metros acima do nível do mar, o que deixa seu clima sempre fresco durante o dia e frio a noite. É um lugar impressionante pela sua história e sua rica mistura arquitetônica inca e colonial. A cidade de Cusco é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e mítica capital do império inca. Ela conserva orgulhosa suas paredes e muros de pedra. É uma cidade repleta de monumentos e relíquias históricas, de mitos e lendas, que renascem cada vez que você percorre suas centenárias ruas. Caminhar por Cusco é como transportar-se ao passado. Não deixe de passear pelas suas ruas à noite, é encantador.

Ciudad de Cusco y en el centro la Plaza de Armas.
Ciudad de Cusco y en el centro la Plaza de Armas.

Em Cusco há inúmeros mercados de artesanatos, onde você poderá comprar os coloridos trajes tradicionais da região. Também poderá desfrutar dos vários restaurantes com seus pratos tradicionais, muitos a base de carne de porco e o famoso Cuy (parecido com o porquinho da índia), um pouco estranho para os brasileiros, entre outros. Uma curiosidade da cidade são os “toritos de Pucara”, pequenos toros de barro que são colocados no topo dos telhados das casas, em par com uma cruz no meio para trazer proteção ao lar.

Cuy asado, uno de los platos típicos de Perú
Cuy asado, uno de los platos típicos de Perú
Los toritos de Pucara
Los toritos de Pucara

A cidade oferece um circuito arqueológico urbano, atrativos como a Plaza de Armas, conhecida pelos incas por Huacaypata, o bairro de San Blas, onde estão os artesanatos, o Convento de Santo Domingo, construído sobre o Templo del Sol ou Koricancha, etc. Próximo a cidade você também tem uma infinidade de passeios para realizar, como as ruinas de Sacsayhuaman, Qenko, Puca Pucara e Tambomachay. Cuzco está rodeado de impressionantes restos arqueológicos e cultura viva, localizados no Vale Sagrado: Pisac, Ollantaytambo, Urubamba, Chinchero, entre outros que falaremos num próximo momento.

Templo de Koricancha con su iluminación nocturna y junto está el Convento de Santo Domingo.
Ruinas de Tambomachay en Puca Pucara, a casi 4000 metros sobre nivel del mar.
Ruinas de Tambomachay en Puca Pucara, a casi 4000 metros sobre nivel del mar.

En el próximo artículo veremos informaciones sobre el Valle Sagrado. Quieres conocer a estos lugares y comunicarse con la gente local en su idioma, cantáctenos! Haga clases particulares para aprovechar mejor su tiempo. Hasta la próxima!

Lee también sobre la Ciudad Sagrada de los Incas.