Valparaíso

Valpo, como é conhecida pelos chilenos, é uma cidade portuária rodeada por morros e com seus tradicionais elevadores que dão acesso a diversos mirantes com vista ao Pacífico. A história está estampada na fachada das suas casas coloridas e construções antigas, que fizeram com que ganhasse o título da Unesco de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Casas coloridas de Valparaíso.
Casas coloridas de Valparaíso.

A cidade de Valpo está a somente 118 km de Santiago, sendo uma passagem obrigatória para quem viaja a capital chilena, assim como Viña del Mar.  Valparaíso é considerado o principal porto do país e um dos pontos turísticos do país. Possui uma praça chamada Sotomayor, com edifícios em estilo neoclássico, alguns prédios do governo e um monumento aos marinheiros que morreram na batalha final com o Perú, em Iquique. Também há diversos elevadores aos arredores com vistas lindas ao porto. O mercado central possui restaurantes com comida boa e barata.

Porto de Valparaíso
Porto de Valparaíso
plazavalparaisogrande
Plaza Sotomayor, em frente ao porto. No centro o monumentos aos heróis da guerra e ao fundo o edificio da marinha.

A orla apresenta um calçadão com ciclovia e pequenos diques que funcionam como mirantes para os transeuntes. Próximo aos mirantes está o Mercado Cardonal, pintado de verde e amarelo, cores da bandeira brasileira, pois se localiza na Avenida Brasil. A avenida tem este nome porque suas palmeiras reais foram um presente do Brasil. Este é o mercado que abastece a cidade com frutas, verduras, peixes e outras iguarias da culinária local.

Avenida Brasil
Avenida Brasil

A cidade também foi a casa do poeta Pablo Neruda – La Sebastiana, um museu a céu aberto, em um dos pontos mais privilegiados da cidade, com uma vista incrível. Para onde olhar, você verá cultura em Valparaíso. Há uma hora e meia de Valpo existe outra casa do escritor Pablo Neruda, com muitos objetos pessoais e sua coleção de proas de barcos. Em frente à casa está a praia de Isla Negra, com ondas fortes batendo sobre as rochas negras do local e a água gelada do Pacífico. Um pouco antes de chegar a Isla Negra, há um lugar chamado Algarrobo, onde se localiza a maior piscina de água salgada do mundo, sendo até navegável. Porém, da praia não é possível ter uma boa visão da piscina. Do lado oposto há uma praia lindíssima chamada de Canelo, com um bosque do mesmo nome, pelo qual você precisa cruzar para chegar a praia.

La Sebastiana - casa de Pablo Neruda en Valparaíso
La Sebastiana – casa de Pablo Neruda en Valparaíso

O clima da cidade de Valparaíso varia muito. A oscilação de temperatura no mesmo dia é alta, entre 12°C e 30°C no verão e de 5°C a 15°C no inverno. Não esqueça de levar um agasalho mesmo no verão, pois os ventos são fortes e frios.

Murais de Valparaíso. Ao percorrer suas ruelas, você vai se deparar com vários murais.
Murais de Valparaíso. Ao percorrer suas ruelas, você vai se deparar com vários murais.

Venha conhecer está cidade com a poesia estampada em suas ruas, paredes, escadarias, observar o estilo caótico das suas casas e andar nos curiosos elevadores que levam os pedestres ao topo dos morros da cidade. Os moradores da cidade dizem que as mulheres com as pernas mais bonitas e torneadas se encontram lá, devido suas escadarias e morros, e eu não tenho nenhuma dúvida quanto a isso!

Elevadores típicos de Valpo para acesso aos morros.
Elevadores típicos de Valpo para acesso aos morros.

 

Lee también los postajes de Viña del Mar e Isla Negra.