Ushuaia, la ciudad más austral del mundo

La ciudad argentina de Ushuaia, también conocida como el “Fin del Mundo”, en la Patagonia Argentina, es la ciudad más austral del mundo y un destino fantástico tanto en verano cuanto en invierno.

La ciudad de Ushuaia
La ciudad de Ushuaia

Ushuaia começa a se desenvolver no início do século XX, quando realizam a construção de um enorme presídio, iniciado em 1902 e ampliado diversas vezes, destinado a receber os condenados de todo o país. A partir desse momento houve melhorias na infraestrutura urbana, como uma rede de telefonia, abertura de estabelecimentos comerciais, aumento de pontos com energia elétrica, estradas e por vai.

O presídio foi extinto em 1947, mas a cidade continuou crescendo lentamente. Em 1968 a população era de aproximadamente 5.000 habitantes e hoje ultrapassa os 50.000.

Em razão da sua localização, a temperatura em Ushuaia é baixa, tem uma média anual de 6°C, chegando a temperaturas negativas no inverso e aproximadamente 15°C no verão. É uma região que venta muito, por isso a sensação de frio é mais intensa. Uma curiosidade é que no verão há muitas horas de sol, podendo chegar a 17 horas em dezembro.

El faro del fin del mundo
El faro del fin del mundo

Devido a sua paisagem montanhosa e a simpatia da população, a região atrai muitos turistas brasileiros e europeus. São muitas as opções de passeios, no verão pode-se navegar pelo canal Beagle, fazer trilhas off road no Parque Nacional e no inverno a principal atração é a estação de esqui do Cerro Castor, que se localiza a 26 km de Ushuaia. O centro comercial da cidade também é digno de visita, há muitos monumentos, edifícios históricos, museus e um passeio muito famoso entre os turistas pelo “ferrocarril austral fueguino”, que é um passeio de trem, conhecido como “tren del fin del mundo”, pela região e pela história local.

El tren del fin del mundo
El tren del fin del mundo

Muitos turistas tem a curiosidade de ver pinguins em Ushuaia, para isso é preciso viajar entre outubro e abril, período em que eles podem ser vistos por lá.

Conheça Ushuaia e se comunique sem dificuldades. Aprenda uma nova língua, aprenda espanhol!

Conheça também a região dos sete lagos argentinos, você vai gostar.