Uruguai encantado – Casapueblo

“Casapueblo” é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Villaró. A casa tornou-se uma cidadela-escultura que abriga um museu, uma galeria de arte, um restaurante e um hotel chamado “Casapueblo” ou “Club Hotel Casapueblo”. Está localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, no Uruguai.

casapueblo art 2

O arquiteto Carlos Páez Vilaró desenhou “Casapueblo” com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Contudo, ele afirma ter se inspirado no trabalho do pássaro João de Barro, muito comum no Uruguai, que faz seu ninho no formato de forno.

casapueblo art

O restaurante, chamado “Las Terrazas”, oferece um saboroso cardápio internacional. Para deficientes físicos e idosos há uma ressalva: o local possui grande quantidade de escadas sem corrimão, que dificultam o passeio.

terrazas casapueblo

“Casapueblo” inclui também uma homenagem a Carlos Miguel, filho do artista e um dos 16 uruguaios da equipe de Rugby de 1972 que sobreviveram a um acidente aéreo na Cordilheira dos Andes. Metade dos passageiros, entre tripulação, equipe, amigos e familiares morreram. Sobreviveram à queda 29 pessoas. Contudo, as equipes de resgate não conseguiram encontra-los. No decorrer dos dias, alguns desses sobreviventes sucumbiram de fome, frio e soterrados por avalanches. Após 84 dias, somente 16 pessoas foram resgatadas com vida.

Museo Taller Casapueblo
Museo Taller Casapueblo

Há um documentário no NetFlix  que conta essa história, bastante interessante.

“Casapueblo” em imagens.

O que você está esperando para conhecer “Casapueblo”. Aprenda espanhol, faça aulas particulares do seu jeito e no seu ritmo e se aventure por nossos países vizinhos.