Embalse El Yeso – Chile

O Embalse El Yeso é uma linda represa de água potável, que abastece aproximadamente 7 milhões de habitantes de Santiago e Região Metropolitana. Está localizado em San José del Maipo, região metropolitana de Santiago e captura água do desgelo através do afluente Yeso, por isso seu nome, que é um afluente do rio Maipo. A represa foi construída por dez anos, sendo inaugurada em 1964, com uma capacidade de 253 milhões de m³.

embalse-el-yeso-aulas-espanhol

O azul turquesa das suas águas encanta a qualquer visitante. O entorno também é deslumbrante, com montanhas de diversos tons de vermelho, devido ao cobre. Dependendo da época do ano, a neve no topo das montanhas é um show aparte, um cenário que transmite muita paz. No inverno, se ocorrer uma nevasca forte o local é fechado, porque o caminho até a represa vai acompanhando um canion.

elyeso

Seguindo um pouco mais adiante da represa, vai chegar no parque El Yeso, onde está localizada as termas El Plomo. As termas são pequenas, apenas duas piscinas com água quente vertendo da terra, porém a paisagem do entorno vale a pena. Ao chegar as termas, você pode fazer uma caminhada de aproximadamente uma hora até a lagoa dos Patos, não há acesso de carro, somente a pé mesmo. As termas El Plomo estão localizadas quase na divisa com a Argentina.

Pileta natural de agua caliente.
Pileta natural de agua caliente.

Durante o percurso até a represa, você passará pelo túnel Tinoco (um pouco antes da cidadezinha de Cajón del Maipo) e pela base militar construída na década de 80 para proteção da fronteira (um pouco antes da represa). Se for com um guia, peça que pare nesses lugares, pois são interessantes, mas geralmente eles não param e não conhecem a história. Pesquise antes, se te interessar.

Base Militar construida na década de 80
Base Militar construida na década de 80

O túnel Tinoco pode ser cruzado a pé. São uns 5 minutos de muita escuridão e ao chegar ao final do túnel você vai se deparar a um monte de homenagens feitas a um rapaz chamado Willy, que se enforcou naquele lugar. Muitos acreditam que ele realiza seus pedidos . Muitos deixam uma oferenda em agradecimento.

Túnel Tinoco
Túnel Tinoco

Lee también el artículo sobre Baños Colina y no dejes de aprender el idioma de nuestros vecinos.