Belezas da Espanha – Salamanca

A cidade de Salamanca é cheia de vida, dinâmica, segura e bem preservada, características que junto com o prestígio e tradição da sua universidade, uma das mais antigas da Europa, e seus excelentes centros de ensino, fazem de Salamanca um lugar idóneo para a aprendizagem do idioma espanhol, convertendo-a em Cidade do Espanhol.

Ao fundo 'Catedral Vieja y Nueva' refletida no rio 'Tormes'.
Ao fundo ‘Catedral Vieja y Nueva’ refletida no rio ‘Tormes’.

A riqueza do seu patrimônio histórico, lhe propiciou o título de “Cidade Patrimônio da Humanidade pela UNESCO”, em 1988 e de “Capital Europeia da Cultura” em 2002. A cidade está localizada há 211 Km de Madrid e 490 km de Lisboa. Salamanca é conhecida como ‘Ciudad dorada’ devido a pedra que suas construções foram feitas, dando um tom dourado no final da tarde, parecendo ouro fundido.

ciudad-dorada
Salamanca – ciudad dorada – piedra de villamayor

Neste papel de estudiosa da língua espanhola, Salamanca se tornou um destino ideal para o aprendizado do idioma e não é por acaso que a Universidade de Salamanca é a responsável por certificar com a prova de nível mundial que se realiza em mais de 50 países para a obtenção do único Diploma de Espanhol (DELE) expedido pelas autoridades educativas nacionais.

Ha muita cultura e lugares para conhecer em Salamanca também, como a ‘Casa de las Conchas’, um antigo palácio urbano de estilo gótico e elementos platerescos. Sua construção teve início em 1493 y foi concluída em 1517, sofrendo pequenas mudanças após esse período. Atualmente abriga a Biblioteca Pública.

casa-de-las-conchas-externo

Também temos a ‘Plaza Mayor’, que é o centro da vida social da cidade. Construída entre 1729 a 1756, no estilo barroco, desenhada pelo arquiteto Alberto Churriquera e posteriormente continuada por outros com poucas modificações em relação ao projeto inicial.

plaza-mayor-salamanca

A ‘Catedral da Virgem de Assunção’, conhecida popularmente como ‘Catedral Nueva’, é uma das catedrais de Salamanca. Construída junto da ‘Catedral Vieja’, é a sede da diocese de Salamanca. Teve sua construção entre os séculos XVI e XVIII, mesclando os estilos gótico tardio, renascentista e barroco. É a segunda maior catedral de Espanha em dimensões.

catedral-salamanca

O Edifício da ‘Universidad de Salamanca’ começou a ser construído em 1415, mas foi feito em algumas etapas, levando aproximadamente 200 anos. O edifício construído na primeira metade do século XV se organizou em volta do pátio claustral, uma construção térrea, com fachadas para a praça ‘Anaya’ e a rua ‘Libreros’, sendo esta última a mais importante na atualidade, já que abriga a famosa fachada plateresca.

universidad-de-salamanca

Fachada da 'Universidad de Salamanca'.
Fachada da ‘Universidad de Salamanca’.

Conheça mais sobre os encantos e belezas da Espanha.

Estude a língua de Miguel de Cervantes, aprenda espanhol. Acesse www.aulasdeespanhol.com.br e se informe.

Se interessou por Salamanca, então veja o video a seguir y descubra um pouco mais dos seus encantos.