Belezas da Espanha – Ávila

Ávila é a capital da província com o mesmo nome, na comunidade autônoma de Castilla y León. Está a 1.131m sobre o nível do mar, por isso é relativamente frequente as nevadas durante o inverno. Se trata de uma das prestigiosas cidades que formam parte da lista de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Está a 100 km de Madrid, somente 1h30 em trem, com partidas a cada 30 minutos.

avila-nevada

Ao chegar a Ávila, você já vai se surpreender com o recinto amuralhado que protege a cidade, é considerada a muralha melhor conservada do mundo. É uma edificação medieval que serviu para proteger os conquistadores do frio e servia como cerca militar românica que rodeava o casco antigo da cidade de Ávila.

murallas-avila

No centro da cidade há muito turismo gótico e românico, como a Basílica de “San Vicente”, um templo religioso que conserva as relíquias do santo e suas duas irmãs. A poucos metros se encontra a Catedral de “El Salvador”, que além de ser um edifício religioso, também tinha caráter de fortaleza. É a primeira Catedral gótica de Espanha, sendo construída por Fruchel de estilo românico de transição ao gótico. Posteriormente a Fruchel, outros mestres continuaram e modificaram o projeto da obra já em estilo gótico.

Interior de la Basílica de San Vicente.
Interior de la Basílica de San Vicente.
La catedral de Ávila vista desde la muralla.
La catedral de Ávila vista desde la muralla.

O “Monasterio de Santo Tomás” também merece a pena ser visitado. É uma obra românica, onde foi enterrado o príncipe Don Juan em 1510 e também foi usado como tribunal da Inquisição, mais tarde como casa de estudos e posteriormente uma universidade. Em Ávila há muitos conventos, igrejas e templos para quem gosta de turismo religioso.

Patio interno del Monasterio de San Tomás.
Patio interno del Monasterio de Santo Tomás.

Além dos muitos lugares para visitar e conhecer em Ávila, não deixe de disfrutar o famoso “chuletón avilés” em um dos apreciados restaurantes da cidade e percorrer os diversos bares para provar os mais diversos petiscos e aperitivos, conhecidos na Espanha como “tapas”.

tapas-avila

Bueno, ahora les dejo un vídeo bastante completo de la ciudad de Ávila. Hay mucha información turística y cultural de la ciudad en esta serie de la televisión española “Ciudades Patrimonio de la Humanidad: Ávila (TVE, ciudades para el Siglo XXI). Qué te parece conocer más de los encantos de este hermoso país y su lengua. Para más informaciones acceda a www.aulasdeespanhol.com.br.

Lea también sobre Cuenca – Bellezas de España.