A bebida nacional da Argentina

A bebida típica da Argentina é o mate, uma infusão que os argentinos bebem a qualquer hora do dia.
É um costume local, está presente em mais de 90% dos lares, por isso é chamada de bebida nacional.
Mas o que é esta bebida? O Mate (em português chimarrão) é uma infusão preparada com folhas de erva mate (Ilex paraguaiensis) planta presente nas cuencas dos Rios Paraguai, Paraná e Uruguai. As plantas são secadas, cortadas e moídas antes de comercializadas. O sabor é bem amargo. Mas tem gente que utiliza açúcar, adoçante e/ou mel.
Mateando con los amigos
O Mate tem uma infinidade de beneficios, é um estimulante (físico e mental), mas está longe de ser como o café. A infusão é digestiva, depuradora e anti-oxidante.  Ainda tem uma grande quantidade de vitaminas (A, B1, B2, C e E), e é rica em sais minerais como Cálcio, Ferro, Fósforo, Potássio, Manganês, entre muitas outras propriedades. É um bom auxiliar das dietas pelo efeito de saciedade que da ao beber. Combate a diabetes. Alem de tudo isto, o Mate ajuda a eliminar o colesterol ruim, diminuindo as doenças cardiovasculares. Segundo o Instituto Pasteur da França e a sociedade científica de Paris, não existe no mundo outra planta que se iguale à erva-mate em suas propriedades e seu valor nutricional.
Não podemos esquecer de mencionar que o mate também sociabiliza, já que as pessoas param por algum tempo para disfrutá-lo e bater um papo. Há inclusive o dia nacional do Mate.