El Lobo

O filme ‘El lobo’ está baseado na história real de ‘Mikel Lejarza’, conhecido como “Lobo”, interpretado por Eduardo Noriega e dirigido por Miguel Curtois.

el lobo

Mikel foi um agente do serviço secreto espanhol. Ele não tinha muita experiência neste tipo de missão, mas não hesitou ao se infiltrar e ganhar a confiança de alguns integrantes do grupo ETA e agir como se fosse um deles, entre os anos 1973 e 1975. Isso implicou em grandes perdas pessoais. Mikel foi considerado um traidor pela sua própria família e se submeteu a cirurgias estéticas, para proteger seu disfarce.

Os serviços prestados por ‘El Lobo’ não acabaram por completo com o grupo terrorista, mas causaram uma crise interna que resultou na queda de alguns ativistas.

O filme está baseado na vida real deste agente que trabalhou para Franco, o governante da época. Além de mostrar os prejuízos pelos quais  precisa passar um infiltrado, a história mostra aspectos políticos, como a relação simbólica que existia entre o ETA e o Governo espanhol. O enredo também tem a participação dos atores José Coronado, Silvia Abascal e Jorge Sanz, entre outros.

O filme não é recomendado a menores de 18 anos.

Veja mais sobre filmes no blog.